(35) 3713 - 1352 Segunda - Sexta 08:00 - 18:00
Case de sucesso: projeto de aquecimento solar da Arena Pantanal

Case de sucesso: projeto de aquecimento solar da Arena Pantanal

Água quente no esporte? Temos! No artigo de hoje, contaremos para você um dos nossos casos de sucesso: a Arena Pantanal. O estádio de futebol, situado em Cuiabá, no estado de Mato Grosso, foi utilizado durante a Copa do Mundo 2014, sediada no Brasil. Veja alguns detalhes do projeto que, além de trazer mais sustentabilidade, reduziu os custos com energia no empreendimento.

A Arena Pantanal

Antes da Copa do Mundo de 2014, Cuiabá contava como estádio José Fragelli – o Verdão. Essa construção foi demolida, dando lugar à atual Arena Pantanal. Esta, por sua vez, foi pensada desde a origem para ser sustentável.

Uma grande parte dessa característica deveu-se à implantação de coletores solares para o aquecimento da água nos vestiários, restaurantes e camarotes da obra. Porém, diversos outros cuidados com o ambiente foram levados em consideração, tais como:

  • Tratamento de efluentes e cuidados com a água
  • Uso de materiais sustentáveis na construção
  • Eficiência energética.
  • Manejo de resíduos sólidos,

O desenho da Arena Pantanal permite a flexibilização de suas funções. Por esse motivo, foi possível “encolher” o estádio após a copa, diminuindo os custos de manutenção e tornando seu uso mais coerente com as demandas do público de Cuiabá.

Levando em conta a eficiência energética, o projeto da Arena Pantanal buscou aliar ao desenho arquitetônico elementos que propiciassem bom aproveitamento da iluminação natural e da ventilação cruzada.

Por isso, o estádio é todo arejado e permeável, além de ser cercado com vegetação e espelhos d’água. Semelhantemente, é posicionado geograficamente para evitar a insolação excessiva. Essa preocupação assegurou uma redução de 20% de uso energético.

A construção conta, também, com sistemas de resfriamento mais eficientes. O manejo racional da água é outro elemento que compõe a equação da sustentabilidade na Arena Pantanal. Além de louças e metais de banheiro projetados para consumirem menos água, o estádio recebeu um sistema de reaproveitamento de água da chuva e reuso da água internamente.

O projeto arquitetônico do estádio cuiabano recebeu medalha de ouro no concurso America’s Property Awards, em parceria com a agência Bloomberg e a Google, no quesito recursos ambientais. O prêmio prestigia empreendimentos públicos que priorizem o meio ambiente.

O projeto de aquecimento solar da Arena Pantanal

O aquecimento solar é, atualmente, uma das alternativas para economizar energia elétrica que mais crescem em implantação no Brasil. No caso de Cuiabá, o fator climático favorece muito a implantação de aquecedores solares.

O projeto de aquecimento solar da Arena Pantanal foi construído com uma combinação entre o sistema solar e aquecedores a gás, para complementação. O sistema de aquecimento solar, além dos coletores, requereu a instalação de reservatórios térmicos, tubulações de retorno, elementos para recirculação da água quente e termostato.

A água quente proveniente das placas coletoras, por sua vez, abastece os chuveiros de ambos os vestiários do estádio, localizados no subsolo. Também os restaurantes dos camarotes, instalados no nível 30 da Arena são beneficiados.

O projeto de aquecimento solar da Arena Pantanal foi elaborado de acordo com as técnicas de eficiência energética requisitadas pela certificação LEED para Prédios Públicos Sustentáveis.

Sistemas de aquecimento solar colaboram enormemente para a eficiência energética do empreendimento em que forem instalados. Isto porque aquecem a água utilizando a energia solar, fonte virtualmente inesgotável. Além disso, corta um dos principais centros de custo da conta de energia.

Não obstante, ter um aquecedor solar ajuda a valorizar o imóvel onde estiver instalado. Se você está considerando adquirir um sistema de aquecimento solar para seu imóvel ou empresa, não deixe de se informar sobre o Fundo Clima.

Atualmente, o Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES) liberou linhas de crédito para pessoas físicas. De modo semelhante, o Governo Federal vem reduzindo as taxações sobre equipamentos solares importados, com o intuito de incentivar a implantação de sistemas alternativos de energia no país.

Como você viu, a Arena Pantanal foi desenhada de acordo com elevados padrões de qualidade e sustentabilidade. A Solar Minas orgulha-se de ter sido escolhida para cuidar do sucesso da parte de aquecimento solar deste projeto.

Ao contratar os serviços de nossa empresa, você contará com o mesmo cuidado e qualidade no atendimento para a instalação do seu sistema de aquecimento solar. Entre em contato conosco para saber como podemos ajudá-lo! A Solar Minas agradece sua visita.

Kit Compacto Solar Minas - Solar Minas

 

Deixe uma resposta

Fechar menu