(35) 3713 - 1352 Segunda - Sexta 08:00 - 18:00

Neste post, daremos algumas dicas simples e muito úteis para economizar energia elétrica em casa e, para você economizar na conta de luz!

Com a geração hidrelétrica cada vez menor nos últimos tempos, a energia tem ficado cada vez mais cara. Descubra neste artigo algumas maneiras que você pode economizar sem muito esforço. São medidas simples que, somadas, resultam em economia significativa para seu bolso!

1.     Regule a potência e o tempo de uso dos seus vilões

O consumo de energia está relacionado com dois fatores: potência e tempo que o aparelho fica ligado. Assim, as duas maneiras principais de controle dos gastos se referem à racionalização do uso dos seus eletrodomésticos. Acompanhe na lista os principais vilões e algumas sugestões para diminuir os gastos na conta de luz:

2.     Chuveiro elétrico

Já comentamos aqui que o chuveiro elétrico é o principal vilão da conta de luz, chegando a representar até 40% do valor total pago no fim do mês. Para ajudar você a economizar, a Solar Minas oferece sistemas de aquecimento solar de água. Se quiser saber mais o que é aquecimento solar, clique aqui. Se você não pode instalar ainda um sistema de aquecimento em sua casa, preste atenção à potência dos resistores: quanto maior a potência, maior será o consumo. Se não for possível alterar a potência, evite banhos longos. Dependendo de onde você mora, tente desligar o chuveiro algumas vezes por semana.

3.     Geladeira

A geladeira é outro grande vilão na conta de luz. A principal razão para isso é porque ela fica ligada 24h por dia todos os dias, sem poder ser desligada, exceto para manutenção. Assim, a dica aqui é prestar atenção o selo da Procel, que indica a eficiência do motor da geladeira. Isto é, a capacidade de gelar usando menos energia. Além disso:

  •         Mantenha o congelador sempre limpo, com pouco gelo;
  •         Não abra a geladeira sem necessidade; cada vez que a porta é aberta, a temperatura do interior da máquina aumenta e o motor precisa trabalhar mais para compensar a perda de ar frio.

4.     Ar condicionado

Os aparelhos de ar condicionado também contam com o selo Procel, e esta informação é importantíssima se você mora em local quente e não pode ficar sem refrigeração em sua casa. Para economizar, busque ligar o ar apenas quando você estiver no recinto, desligando-o quando sair. Ao acioná-lo, é importante fechar as portas e janelas da sala, para evitar perdas para o ambiente ao redor.

5.     Televisão

O povo brasileiro adora assistir novela e futebol na televisão. Para seu divertimento não ficar sem graça por causa do preço da luz, observe outra vez o selo Procel de eficiência energética. Procure não deixar a televisão “falando sozinha”; isto é, desligue-a se não tiver ninguém assistindo. Tente criar o hábito de desligá-la ao sair.

6.     Máquina de lavar roupas e ferro de passar

Se você lava e passa roupa em casa, fique atento e planeje o uso das máquinas conforme sua rotina:

  •         Lave o máximo de roupas de uma só vez, respeitando o limite especificado da sua máquina;
  •         Junte as roupas para passar de uma vez. Assim, se evita o acionamento frequente do resistor, que significa consumo maior de energia;
  •         Regule potência (temperatura) do ferro de passar e passe as roupas que precisam de menos calor primeiro. Depois, passe as peças pesadas e, no final, após desligar o aparelho, aproveite o calor para passar as mais leves.

7.     Faça a manutenção dos seus eletrodomésticos e evite “gambiarras”

  •   Evite o uso de benjamins (tomadas em T) para ligar vários aparelhos. Esses dispositivos acabam consumindo mais energia por não serem eficientes. Se não for possível, use réguas, como as utilizadas para computadores.
  •         Desligue lâmpadas, ar condicionado e TVs em ambientes desocupados; crie o hábito da sustentabilidade energética e econômica para você e sua família.
  •         Ao fazer instalações elétricas, use fios adequados e evite emendas mal feitas; fios inadequados e emendas incorretas podem, além de aumentar o consumo de energia, causar curto-circuitos, o que é um grande perigo especialmente na hora do banho, podendo dar descargas elétricas e até mesmo matar.
  •         Sempre prefira um profissional habilitado para fazer serviços elétricos.Eles são treinados para lidar com a eletricidade e realizar a manutenção de forma correta e eficiente. Às vezes pode parecer mais caro contratar um profissional, mas se pensarmos em termos do prejuízo causado por um trabalho malfeito, é comum que o benefício-custo da profissionalização do serviço compense. Não se arrisque!

Além de prestar atenção à manutenção dos eletrodomésticos, acompanhe o site do Inmentro para saber o consumo médio dos equipamentos. Assim, você pode ter maior controle sobre suas despesas energéticas em casa. A Aneel também ensina como calcular seu gasto, mas o custo final para você irá variar conforme os valores da concessionária da sua região.

Esse conteúdo foi útil para você?

Queremos ajudá-lo a economizar na sua conta de luz. Comente aqui outras dicas que você tenha para ser mais econômico em casa!

Kit Compacto Solar Minas - Solar Minas

 

Deixe uma resposta

Fechar menu