(35) 3713 - 1352 Segunda - Sexta 08:00 - 18:00

Você já sabe o funcionamento básico de um aquecedor solar. Porém, os sistemas de aquecimento serão construídos caso a caso, conforme necessidade, e alguns componentes podem variar. Confira a seguir o que compõe o sistema de aquecimento solar em piscinas.

Como é o aquecimento solar em piscinas?

Da mesma forma que o doméstico, o aquecimento solar em piscinas precisa de coletores e de um reservatório de água, que neste caso é a própria piscina. Como a água está exposta ao ar, a insolação a que está submetida irá aquecê-la.

Porém, esse valor pode oscilar ao longo do dia, já que o sistema perde calor para o ambiente, tornando a água fria. Por esse motivo, é necessária a capa térmica, que evita a perda de calor para o ambiente. Quanto ao coletor, seu papel é manter a água da piscina num valor constante. Assim, o sistema de aquecimento só será ativado quando a temperatura da água atingir um valor menor do que o estabelecido pelo proprietário. Por esse motivo, se diz que tais coletores funcionam “a seco”.

O sistema de aquecimento solar em piscinas é incorporado à casa de máquinas, instalando-se o encanamento apropriado, geralmente na saída do filtro da bomba, não demandando grandes adaptações.

O que compõe um sistema de aquecimento solar em piscinas?

A diferença entre os sistemas de aquecimento está nos fabricantes e em sua qualidade, precisam atender as normas de construção para poderem ser comercializados. O prazo de garantia também dependerá do fabricante, e pode ser de até oito anos. Quanto ao tamanho, em geral, é possível encontrar placas com comprimento entre 2 a 5 metros e 30 a 80 centímetros de largura.

  • Placas coletoras planas abertas em polipropileno (pp); Os coletores devem ser construídos de material que resista aos produtos químicos diluídos na água da piscina, que podem causar danos aos componentes das placas coletoras. Outro detalhe é que, neste caso, não há necessidade de isolamento térmico, por isso não têm recobrimento de acrílico ou vidro, perdendo mais calor para o ambiente do que as de aquecimento doméstico.
  • Capa térmica para piscina: tem a finalidade de evitar perdas de calor para o ambiente, além de proteção. É feita de material plástico com aditivos e protegido contra raios ultravioleta e propicia também proteção contra evaporação de água da piscina;
  • Bomba de circulação;
  • Filtro da bomba, para evitar que nos coletores entre qualquer tipo de impureza existente na piscina, obstruindo-os;
  • Controlador de temperatura (que deve estar entre 28 a 32°C para as bombas serem ativadas e a água entrar em circulação nas placas coletoras);
  • Válvula de retenção;
  • Tubulação resistente ao calor.

A vida útil de uma placa para aquecimento solar em piscinas é em média 20 anos, mas isso dependerá do material utilizado. Outro fator que irá variar conforme o produtor das placas é a facilidade de instalação. Algumas podem ser pensadas para serem de fácil instalação e outras nem tanto.

A quantidade de placas dependerá do tamanho da piscina, da região onde está situada e da eficiência do coletor. O projeto deve ser desenhado conforme a demanda. Caso a área para a instalação dos coletores, que em geral é no telhado, seja inferior à adequada, um sistema de apoio precisará ser instalado. Esse apoio é do trocador de calor, que pode ser a gás ou elétrico.

Posso instalar aquecimento solar em piscinas já construídas? Vai me dar trabalho?

Instalar sistemas de aquecimento solar em piscinas é possível e requer ajustes mínimos, não demandando grandes reformas ou ajustes. Não é necessário quebrar paredes ou lajes, por exemplo. Apenas serão realizadas algumas modificações na casa de máquinas, de modo a encaixar a tubulação apropriada à saída da bomba da piscina, onde se encontra o filtro.

É importante notar que, em geral, as empresas que fabricam não costumam ser as mesmas que instalam. Fique atento à qualificação da empresa para prestar esse serviço, que requer mão de obra especializada. Por causa da instalação das placas no telhado, há necessidade de trabalho em altura, o que é regulamentado por normas específicas do Ministério do Trabalho devido ao risco de acidentes. Além disso, os técnicos precisam conhecer o sistema hidráulico e saber como manipulá-lo para não causar danos à sua casa.

Portanto, o sistema de aquecimento solar em piscinas utiliza-a como reservatório. Por esse motivo, a função do coletor de polipropileno é apenas repor o calor perdido para o ambiente ao longo do dia. A instalação deve ser feita por profissionais qualificados, para evitar danos à sua casa ou empresa, uma vez que há grandes riscos de acidentes.

Ainda tem dúvidas? Entre em contato conosco nos comentários. A Solar Minas agradece sua visita.

Kit Compacto Solar Minas - Solar Minas

 

Deixe uma resposta

Fechar menu