(35) 3713 - 1352 Segunda - Sexta 08:00 - 18:00
Como a bactéria-powered ajudará na evolução do aquecimento solar?

Como a bactéria-powered ajudará na evolução do aquecimento solar?

Veja como as bactérias podem se tornar o futuro da energia solar no mundo

Você já ouviu falar em bacteria-powered? Em adaptação genérica, podemos traduzir o termo como “movido a bactéria”. Isto porque pesquisas recentes da University of British Columbia (UBC), nos Estados Unidos, estão utilizando bactérias capazes de converterem luz em energia (fotossíntese) em sistemas de aquecimento de água. Quer saber como? Então leia nosso artigo a seguir!

O que é célula solar bacteria-powered?

Em resumo, a célula solar movida a bactéria é um dispositivo que agrega a capacidade de captar a energia do sol e de um tipo de bactéria para manter a capacidade de gerar eletricidade mesmo em dias frios.

Para isso, pesquisadores da UBC criaram células solares “biogênicas”. Isto é, que contêm organismos vivos. Bactérias com capacidade de fotossíntese – conversão da energia solar em outras formas de energia – são amplamente conhecidas na Biologia. O que não se sabia ainda é como utilizá-las para gerar energia para os seres humanos.

Por meio do uso de técnicas de Engenharia Genética, a comunidade científica foi capaz de extrair o corante natural dessas bactérias que é capaz de fazer a fotossíntese. É com esse corante que é feita a célula solar bacteria-powered.

Porém, até recentemente, o processo de extração do corante era extremamente caro, o que inviabilizava seu uso em escala. Diante disso, sob a liderança do professor Vikramaditya Yadav, os pesquisadores passaram a focar os esforços em criar modificações genéticas na Escherichia coli, um tipo de bactéria.

Com isso, as bactérias geneticamente modificadas passaram a ser capazes de produzir grandes quantidades de licopeno, corante eficiente na absorção de luz e que pode ser usado para gerar energia.

O processo de geração de eletricidade nesse sistema é de fácil explicação: a luz incide nas bactérias, o licopeno gera elétrons e os elétrons são propagados por causa do titânio presente nas células fotovoltaicas.

Por enquanto, a tecnologia é capaz de gerar uma corrente elétrica de 0,686 miliampères. Ainda que seja uma corrente baixa, as células biogênicas são muito barata de serem criadas, o que permite sua multiplicação em escala.

Não obstante, o processo de extração do corante ainda requer melhorias. Atualmente, as bactérias morrem com a extração do licopeno. Nas próximas etapas da pesquisa, o objetivo é criar técnicas que não as eliminem, o que poderia significar uma fonte de geração de eletricidade barata que funcionaria por tempo indeterminado.

Qual a utilidade da bacteria-powered?

Os pesquisadores da UCB estimam que o novo processo de bacteria-powered pode reduzir o custo de produção do licopeno em 90%, o que aproxima a tecnologia da viabilidade econômica.

Porém, o principal benefício da bacteria-powered é para os locais onde a incidência solar é menor ou em períodos de inverno, quando a energia solar pode oscilar muito. Desse modo, o mercado de energia solar poderá se expandir para áreas onde haja muitos períodos nublados, como o norte da Europa e regiões polares.

De modo semelhante, locais com baixa luminosidade e a indústria podem também se beneficiar da bacteria powered. Uma das possibilidades sugeridas pelos pesquisadores são locais de mineração, por exemplo.

Assim, as bacteria-powered podem se tornar o futuro das tecnologias de aquecimento e energia solar, especialmente em locais com menor incidência anual, como na região sul. Países como Canadá, Reino Unido e Uruguai também poderão se beneficiar da tecnologia e trazer maior sustentabilidade e eficiência energética para suas construções.

Quer saber mais sobre energias renováveis? Então leia nosso artigo e veja o porquê desse tipo de tecnologia estar crescendo tanto no mercado atualmente. A Solar Minas agradece sua visita.

Deixe uma resposta

Fechar menu