(35) 3713 - 1352 Segunda - Sexta 08:00 - 18:00

Quer vender mais? A educação é a chave. Hoje, o mercado de energia solar está em expansão, e um número crescente de empreendimentos e famílias busca alternativas para viabilizar seu próprio consumo de modo menos impactante para o ambiente e que também resulte menores valores na conta de energia. Saiba um pouco mais sobre porque investir em educação é essencial para promover o negócio de aquecimento solar.

Investir em educação no âmbito do negócio de aquecimento solar? Como assim?

Independente do ramo que você atue, haverá sempre uma etapa em que você precisará esclarecer as dúvidas do seu cliente. Com o advento da internet, informação de qualidade está cada vez mais disponível, tornando os consumidores esclarecidos e exigentes. Quem entre nós nunca consultou o “Dr. Google” quando teve uma dúvida, não é mesmo? Por isso, também o perfil dos vendedores precisou se adaptar a esse novo padrão de exigência.

Para ser capaz de responder as dúvidas dos clientes e atender suas demandas – e vender seu produto – você precisará estar preparado com um bom arsenal de informações técnicas. Algumas delas não estão disponíveis facilmente, e você precisará efetivamente estudar para aprender uma nova habilidade. Instalar um sistema de aquecimento solar, por exemplo, requer treinamento específico, pois, embora simples, é uma tecnologia que exige conhecimento e habilidades técnicas.

Uma das características do negócio de aquecimento solar é sua adaptabilidade aos diferentes perfis de cliente. Cabe à empresa e aos funcionários conhecê-los detalhadamente, para assim serem capazes de propor soluções que efetivamente funcionem e convençam o cliente de que você sabe o que está fazendo. Em outras palavras, demonstrar conhecimento de causa passa confiança para o cliente, que se sentirá seguro para fechar negócio com você.

No Brasil, há uma crescente preocupação com a sustentabilidade ambiental, em especial na construção civil, tais como no caso de prédios com certificação verde. Neste caso, as empresas têm buscado diferenciarem-se no mercado por meio de selos de qualidade ambiental. Para receberem a certificação, precisam comprovar que a cadeia produtiva envolvida foi socialmente justa. Dessa maneira, está havendo uma exigência crescente por comprovação de qualificação profissional, seja na forma de cursos técnicos ou outras capacitações.

Vantagens de investir em educação

O negócio de aquecimento solar é hoje uma tendência consolidada do mercado. Porém, caso os empresários e vendedores não estejam prontos. Há um ditado que diz que “sorte é quando o preparo se encontra com a oportunidade.” Isto é, se você não estiver preparado, talvez sequer reconheça uma oportunidade que venha a surgir no seu caminho. Diante de um cenário mercadológico altamente instável e rapidamente mutante, estar preparado para mudanças rápidas é chave para se manter competitivo.

Além disso, a realização de cursos é um bom momento para expandir a network. Algumas pesquisas já indicaram que metade dos postos de trabalho é ocupada por meio de indicações. Assim, é importante criar oportunidades para o desenvolvimento da sua rede profissional. Fazer cursos na área de negócio de aquecimento solar, nesse sentido, irá ajudar você a se aproximar de outros profissionais com interesse semelhante ao seu, o que fortalecerá sua base de apoio.

Buscar atualização constante também irá ajudar você a entrar num processo de melhoria contínua. Não há, virtualmente, limites para o quão melhor seu processo pode se tornar. É sempre possível implementar alguma nova técnica ou comportamento que trará resultados melhores para você.

A melhora, neste caso, não se refere apenas ao aumento da lucratividade, mas avanços em situações mais complexas, tais como relacionamento com clientes. Essa é uma área que é frequentemente negligenciada ou mal interpretada por muitas empresas. Quando você entra num processo de educação continuada, no entanto, logo descobre que o “marketing do boca a boca” ainda é um dos meios mais poderosos de promoção da sua marca.

Portanto, manter-se inserido e visível no mercado passa por estar constantemente atualizado das novidades e tendências de mercado, para ser capaz de manter um bom diálogo com seu cliente e assim garantir novos negócios. Além disso, há constantes atualizações e mudanças em legislações e normativas técnicas. Às vezes, ficamos tão imersos nas atividades rotineiras do trabalho que nos esquecemos desses detalhes. Assim, fazer cursos de atualização trará novas luzes para o seu negócio constantemente.

Você concorda que investir em educação é a chave para o sucesso no negócio de aquecimento solar? Deixe seu comentário e compartilhe, conosco e outros leitores, o que você acha!

Kit Compacto Solar Minas - Solar Minas

 

Deixe uma resposta

Fechar menu