(35) 3713 - 1352 Segunda - Sexta 08:00 - 18:00

Mesmo que simples, nem sempre a tarefa de encontrar um bom aquecedor solar adequado para seu perfil é tão fácil quanto pode parecer! Por isso, elaboramos para você uma check-list contendo o que você precisa saber para instalar seu aquecedor solar e economizar por mais tempo.

Você já leu em nosso blog que os chuveiros elétricos podem representar até 40% do valor da conta de luz, o que por si só é argumento convincente para decidir implementar um aquecedor solar residencial.

Por outro lado, ainda que a tecnologia de projetos de sistemas solares seja simples, os fatores a serem considerados são muitos, complicando um pouco a tarefa.

A razão disso é que cada caso é um caso, e por isso você deve estar atento aos detalhes que compõem a sua casa e sua família na hora de pensar em aquecimento solar. Veja nos itens a seguir quais desses detalhes são mais importantes.

 

1. Existe algum “manual de instruções” do aquecimento solar?

A ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) tem uma norma específica para projeto e instalação de sistemas de aquecimento solar, a NBR 15569:2008.

Verifique se o projeto segue essas normas, para evitar transtornos principalmente na hora da manutenção. Isto porque a maioria dos canos, junções, torneiras e outros materiais, seguem padrões bastante rígidos da ABNT.

Se você dimensionar de maneira equivocada, pode ter problemas e prejuízos depois.

2. Há mão de obra disponível e habilitada na minha região?

Quem já fez qualquer obra ou reforma em sua casa sabe a diferença que faz ter pessoas habilitadas e competentes na hora da execução do serviço. Afinal, se trata de sua casa, e você irá conviver com os resultados da construção por um bom tempo.

Assim, observe se a empresa a ser contratada tem bom atendimento ao cliente e oferece garantias de manutenção. Isto é, se há encanadores treinados para prestar o serviço em questão, já que é principalmente o trabalho desse profissional que você irá necessitar nas várias etapas da implantação do seu aquecedor.

3. Sua casa tem tubulação de água quente?

Você precisa verificar se já existe instalação de canos água quente em sua residência. Caso não tenha, contrate um encanador para fazer a instalação. Se sua casa está ainda em construção, melhor ainda, já que a tubulação de água quente deve ser implementada em paralelo à da água fria no interior das paredes.

É muito importante que o encanamento seja adaptado à água quente, pois a energia solar aquece muito a tubulação, já que se trata de um concentrador de calor.

Após esse primeiro passo, é necessário conectar os pontos de água de sua casa ao reservatório térmico do seu aquecedor, formando uma rede acima da laje da sua residência.

Fique atento! Nem todos os encanadores que fazem a instalação dentro das paredes também realizam a parte de conexão com o aquecedor solar.

4. Onde será instalado o aquecedor solar?

Tipicamente, se escolhe acima do telhado ou na laje de sustentação do mesmo. Veja se existem árvores ou prédios que possam ocasionar sombreamento, pois isso afeta a quantidade de radiação incidente.
Além disso, para o hemisfério sul, deve-se sempre voltar as placas para a face norte, que é o sentido dos raios solares. Também é importante ver se sua casa está em um terreno inclinado, fator que pode alterar a quantidade de radiação que chega e comprometer a capacidade de aquecimento do seu equipamento.

5. O equipamento tem registro no Inmetro?

Hoje, todos os componentes de um sistema de aquecimento solar contam com o selo do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro). Dessa forma, você pode avaliar a eficiência e resistência dos tubos, reservatórios e placas coletoras.

O registro do Inmetro é uma garantia de qualidade, pois um equipamento com peças ruins pode dar problema mesmo com pouco uso, aumentando custos de manutenção. É o famoso “o barato que pode sair caro”…

6. Dá muita manutenção?

No geral, a manutenção dos aquecedores é simples. Deve ser realizada limpeza do equipamento duas vezes ao ano. Recomenda-se que isso seja realizado de manhã, quando os raios solares são menos intensos.

Conhece mais alguma dica para a compra de aquecedor solar? Comente e compartilhe aqui!

Deixe uma resposta

Fechar menu